top of page

Explicando Escorpi√£o: o escudo de Marte. ūü¶ā

Dentre os signos incompreendidos, Escorpi√£o est√° no top 3.




Compreender Astrologia é, popularmente, algo difícil, isto porque desaprendemos o ato de observar, prestar atenção e ficar em silêncio - curiosamente assuntos de Escorpião.

Fato √© que realmente se torna mais complexo o emaranhado astrol√≥gico sem ter uma perspectiva herm√©tica da vida, mas ela n√£o √© absolutamente imprescind√≠vel, caso voc√™ possua esta sensibilidade de observar os fen√īmenos e regras da Natureza.

As pessoas se assustam com a Astrologia, porque ela versa sobre astros, planetas, estrelas, formas fora do nosso alcance cotidiano, mas a verdade √© que os planetas t√£o magn√Ęnimos e inalcan√ß√°veis s√£o apenas representa√ß√Ķes simb√≥licas dos fen√īmenos da Natureza (e para esta equa√ß√£o funcionar voc√™ precisa acreditar em uma Consci√™ncia C√≥smica criadora do mundo - Deus). Nada a mais ou menos.

Para fazer ainda mais sentido, precisamos, para além de compreender, ACEITAR a dualidade deste mundo que vivemos: onde existe luz, existe sombra e isto se aplica à simbologia planetária também. Onde existe amor (Vênus), existe guerra (Marte).

Em todos os Mapas Astrol√≥gicos vamos ter a dan√ßa dual entre benef√≠cios e malef√≠cios que n√£o necessariamente carregam a cruz do ju√≠zo de valor, porque √© apenas como a Natureza aqui funciona. Planeta Terra √© uma dimens√£o imperfeita, a Natureza √© bela e hostil ao mesmo tempo, podemos ter no mesmo pa√≠s vulc√Ķes, como florestas que nutrem um ecossistema inteiro. √Č nesta sutileza simpl√≥ria que a Astrologia funciona. Sendo assim, cada planeta vai comandar alguns assuntos desta Natureza e ramific√°-los em simbologias ou signos.

Indo direto ao ponto, vamos observar o planeta Marte.

Marte √© (entre tantas) a representa√ß√£o simb√≥lica de um desafio primitivo deste mundo: a sobreviv√™ncia - a necessidade de sobreviv√™ncia de qualquer ser vivo √© a energia motivadora de tudo, por isto Marte √© associado √† puls√£o, for√ßa e √≠mpeto, porque √© com estas energias que sobrevivemos, avan√ßamos e conquistamos. Na Natureza temos duas possibilidades de sobreviver: matar ou defender-se, ramificando esta ideia temos os signos de √Āries e Escorpi√£o que pertencem originalmente √† Marte.

√Āries √© a for√ßa ativa, logo √© a que mata para sobreviver; nem sempre aqui "matar‚ÄĚ ser√° literal, podendo ser simb√≥lico tamb√©m: para abrir caminhos/oportunidades/curas voc√™ precisa destruir/matar/cortar/eliminar aquilo que est√° a sua frente.

Escorpião é a força negativa, logo é a que se defende para sobreviver e é aqui que vamos destrinchar este signo.

Precisamos lembrar que defender-se não é esquivar-se, fugir ou não revidar (estamos falando de uma simbologia marcial), defender é preservar sua vida. Através de que meios? Os mais efetivos e, possivelmente, fatais.

Para a gente preservar algo tão valioso como nossa própria vida (ou de algo/alguém), precisamos de algum grau de tecnicidade e esperteza: o processo parte da observação do seu entorno e aprendizagem com ele, favorece muito um local escuro quando sua motivação é defender-se, pois ele é o ponto cego daqueles que dependem apenas do sentidos que estão à mão; a escuridão é lugar do medo, portanto ninguém vai aonde não pode ver o perigo. O escuro provoca o instinto e o pressentimento, quem o utilizar a seu favor saberá ser persistente o bastante para o ataque final.

Preservar, portanto, necessita de um refinamento elaborado diante de um ataque de frente, necessita de estratégia.

Sendo assim, Marte (ímpeto de sobrevivência) vai se destrinchar na simbologia (signo) da defesa e preservação, já resumo aqui alguns pontos deste signo:


  • Observa√ß√£o

  • Introspec√ß√£o

  • Perseveran√ßa

  • Instinto

  • Sil√™ncio

  • T√©cnica

  • Medo

  • Estrat√©gia

  • Preserva√ß√£o

  • Defesa

  • Fulminante


Ter um Marte em Escorpi√£o no Mapa Natal diz sobre seu alto √≠mpeto de sobreviv√™ncia que pode ser aplicado atrav√©s desses significados em v√°rias √°reas da sua vida. √Č interessante, tamb√©m, compreender o pr√≥prio bicho Escorpi√£o pra entender este signo, pois seus comportamentos oferecem todos os ind√≠cios de como √© a simbologia escorpiana da natureza que todos n√≥s possu√≠mos.

Vale lembrar que nem tudo s√£o flores: Escorpi√£o ainda √© um signo regido por um astro mal√©fico/desafiador e, portanto, possui graus de sofrimento e combate. Signos ligados √† sobreviv√™ncia indicam capacidade de subverter momentos desafiadores da vida, mas n√£o quer dizer que anular tais momentos, ou seja, se h√° muitos signos ativos de sobreviv√™ncia no seu Mapa, este √© um ind√≠cio de momentos de sofrimento intenso, falta, dor, medo, covardia, luta e somatiza√ß√Ķes.

Necessidade de sobreviver √© estar em alerta constante; o qu√£o estressante isto √© para seu corpo e suas emo√ß√Ķes? Corremos o risco de acumular traumas e nos afogar em m√°goas densas, estabilidade emocional n√£o √© manter o ressentimento fixo. Viver sob medo √© ser passivo a ele.

Escorpião é um signo de sabedoria e terror, no final das contas.

Por fim, refuto que Escorpião NÃO é um signo de sexo e amor profundo - isto é assunto de Vênus - nem morte e renascimento - morte é assunto de ambos os maléficos e renascimento é do Sol - Escorpião é uma face da natureza que todos possuímos: preservação instintiva seja do que for para sobreviver.



Obs: os planetas é quem darão o rumo da vida de alguém e não o signo que serve apenas como sua vestimenta e ferramenta. Vênus em Escorpião é diferente de Marte ou Sol em Escorpião e provavelmente Sol em Escorpião falará mais sobre seu pai do que você.

5 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Comments


bottom of page